terça-feira, 15 de novembro de 2011

DICA DE LEITURA

Olá meninas, como já disse este blog não é só pra falar de moda e afins, então me sinto á vontade de falar das coisas de que gosto, de como que uso e faço no meu dia-a-dia.
Então vai mais uma dica.
Meu pai foi a uma palestra da jornalista Leila Ferreira, a qual adoro seu trabalho, e me emprestou um livro escrito por ela para eu ler. Chama-se a A ARTE DE SER LEVE. Ele insistiu para que eu o lesse, pois ele havia adorado o livro e disse que a leitura era leve e iria me fazer bem. Não pensei duas vezes, pois meu pai me conhece como ninguém e sabia que ele não me indicaria algo ruim, então e comecei minha leitura logo que ele me entregou o livro, que veio com uma recomendação: "O livro é dois V, disse ele, vai e volta" e eu gostei tanto dele que não sei se cumprirei a parte do segundo V.
Apesar do título e de ser classificado como auto-ajuda, não achei tão coerente tal classificação, pois a autora não tenta impor um modelo "faça isso que sua vida vai mudar", ela apenas nos mostra pessoas que são mais felizes por levar uma vida leve. Não que eu tenha alguma coisa contra livro de auto-ajuda, muito pelo contrário, acho que temos de ler o que nos faz bem e nos deixa confortáveis, mas é que no momento não gostaria de ler esse tipo de livro.
Não sou crítica literária e nem sei escrever sobre livros, mas o que eu tenho a dizer é que amei A ARTE DE SER LEVE. É uma leitura agradável, que fala sobre pessoas que tem ou buscam leveza na vida. A jornalista entrevista pessoas e estudiosos sobre o assunto, e traduz o modo de viver e pensar dessas pessoas. Eu como estou em uma eterna busca de tentar melhorar cada vez mais como ser humano, achei o livro muito interessante, de leitura fácil e gostosa. Quando terminei a última página fiquei vazia, triste por saber que a companhia daquele ótimo livro iria me deixar, mas não pra sempre pois é um livro que merece ser lido mais vezes.
Então pra quem gosta de ler, fica aí a dica.


Vou colocar a sinopse do livro aqui, é bom que vocês têm uma ideia melhor sobre ele, e não apenas a minha visão apaixonada dele, rsrsrsrs...


Foto:reprodução

"Tem gente que anda com um enorme bacalhau nas costas. A imagem é usada pela jornalista Leila Ferreira pra descrever aqueles que não conseguem se livrar da carga do mau humor e vão estragando o dia de quem tem o azar de topar-lhes o caminho. A autora de 'A arte de ser leve' se inspirou no rótulo de um tônico, a Emulsão de Scott, que continha o intragável óleo de fígado, e trazia estampado um marinheiro arcado sob o peso do peixe às suas costas. O livro visa ser um antídoto contra os 'bacalhaus' que muitas vezes as pessoas arrastam pela vida afora. A autora não pretende ser a 'dona da verdade', usar de didatismo em receitas fáceis e tampouco quer apresentar complicações acadêmicas. As histórias e impressões vão sendo aos poucos tiradas do cotidiano, da memória, das entrevistas acumuladas em sua carreira com pessoas importantes e dos bate-papos com anônimos. Dessa maneira, costurando informações científicas, divagando, conversando, a autora propõe uma pequena revolução num mundo abarrotado de e-mails e telefones celulares, de pouca cortesia e muitas dietas, cheio de ambição e consumismo transformar os gestos do cotidiano, aqueles que prendem e sobrecarregam as pessoas sem sequer dar a elas a chance de percebê-los."

3 comentários:

  1. Ei minha amiga! já assisti uma palestra da Leila sobre o livro e foi emocionante! Foi aplaudida de pé e todos com lágrimas nos olhos. Ainda vou comprar esse livro que tenho certeza que deverá ser lido várias vezes na vida. Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Amiga Rororo, o livro é muito bom, e o mais engraçado é que lembrei-me de voc~e em muitas partes do livro, achei que voc~e, com seu bom gosto fosse gostar dele. Muito bom mesmo.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Gostei da dica! Eu estava mesmo procurando uma leitura leve e creio que vou gostar muito.

    Beijos!!!!!!!!

    ResponderExcluir